O figurino precisa estar de acordo com a empresa. Algumas exigem um “look” mais formal, outras nem tanto. Se adéque à empresa desde a entrevista de emprego. Dependendo da empresa, um jeans “black” e uma camisa pode ficar super legal (ver figura). Como saber isso? Tente fazer uma breve pesquisa sobre a empresa antes da entrevista. Há aquelas que exigem um alto grau de formalidade. Se a dúvida ainda existir, escolha sempre a roupa mais formal. A preferência da roupa deve estar vinculada ao tipo de cargo que você está se candidatando. Cargos mais elevados, como supervisoras, diretoras, gerentes, por exemplo, deve ser sempre formal (ver figura).
Na escolha da roupa, não exagere! Lembre-se que você não está indo para nenhuma festa! Não use cores chamativas (verde limão, rosa pink, por exemplo), brilhos, decotes exagerados e comprimento de saia muito curtos! Ou, até mesmo, roupas demasiadamente apertadas. Quanto às cores, opte por cores neutras.
Use uma roupa confortável que não vá lhe incomodar. Lembre-se você precisa estar relaxada e confiante. Vestir uma roupa que lhe incomoda, pode lhe atrapalhar e até tirar sua concentração durante a entrevista de emprego!
Use maquiagem leve! Use o básico: corretivo (para atenuar olheiras, espinhas, manchinhas), blush (para dar aparência saudável na face), máscara de cílios (para ajudar a levantar o olhar) e batom cor de boca! Se for passar sombra, opte pelas cores que apenas dão um “ar” que tem cor.
Os cabelos devem estar preferencialmente presos para dar uma ar mais “clean”.
Quando for escolher acessórios, dê preferência pelos discretos. Brincos, anéis pequenos e colares sutis. Apenas para dar um toque no visual. Seja discreta! Isso é muito importante na hora de escolher o visual para a entrevista.
Obviamente, vestir não é o mais importante em uma entrevista de emprego, mas com certeza faz toda a diferença.
A imagem que você passa por meio da escolha do seu “look” diz muito sobre você! Lembre-se disso!